Olá pessoal gostaria de compartilhar com vocês esse artigo que achei muito interessante a página ‘’Pais que Educam’’ publicou no facebook, deem uma olhadinha...muito bom
Segue anexo o link da página ..
http://www.paisqueeducam.com.br/2015/04/28/estimulo-demais-concentracao-de-menos-estamos-enlouquecendo-nossas-criancas/
Estímulo demais,
concentração de menos. Estamos enlouquecendo nossas crianças
Vivemos tempos frenéticos. A cada década que passa o modo de vida de dez anos atrás parece ficar
mais distante: dez anos viraram trinta, e logo teremos a sensação de ter se
passado cinquenta anos a cada cinco. E o
mundo infantil foi atingido em cheio por essas mudanças: já não se educa
(ou brinca, alimenta, veste, entretém, cuida, consola, protege, ampara e
satisfaz) crianças como antigamente:
o O iPad, por
exemplo, já é companheiro imprescindível nas refeições de milhares de crianças;
o Em muitas casas a(s) TV(s) fica(m) ligada(s) o tempo
todo na programação infantil – naqueles canais cujo
volume aumenta consideravelmente durante os comerciais – mesmo quando elas
estão comendo com o iPad à mesa;
o Muitas e muitas crianças têm atividades extra
curriculares pelo menos três vezes por semana, algumas
somam mais de 50 horas semanais de atividades, entre escola, cursos, esportes e
reforços escolares.
o Existe em quase todas as casas uma profusão de
brinquedos, aparelhos, recursos e pessoas
disponíveis o tempo todo para garantir que a criança “aprenda coisas” e não
“morra de tédio”;
o As pré escolas têm o mesmo método de ensino dos
cursos pré vestibulares.
Tudo está
sendo feito para que, no final, possamos ocupar, aproveitar, espremer, sugar,
potencializar, otimizar e, finalmente, capitalizar todo o tempo disponível para
impor às nossas crianças uma preparação praticamente militar, visando seu
“sucesso”. O ar nas casas onde essa preocupação é latente chega a ser denso, tamanha a pressão que as crianças
sofrem por desenvolver uma boa competitividade.
Porém, o excesso de estímulos sonoros, visuais,
físicos e informativos impedem que a criança organize seus pensamentos e
atitudes, de verdade: fica tudo muito confuso e nebuloso, e as
próprias informações se misturam fazendo com que a criança mal saiba descrever
o que acabou de ouvir, ver ou fazer.
Além
disso, aptidões que devem ser estimuladas estão
sendo deixadas de lado:
o crianças não sabem conversar
o não olham nos olhos de seus interlocutores
o não conseguem focar em uma brincadeira ou atividade de cada vez (na
verdade a maioria sequer sabe brincar sem a orientação de um adulto!)
o não conseguem ler um livro, por menor que seja.
o não aceitam regras
o não sabem o que é autoridade.
o pior e principalmente: não sabem esperar.
Todas essas qualidades são fundamentais na
construção de um ser humano íntegro, independente e pleno, e devem ser
aprendidas em casa, em suas rotinas.
Precisamos pausar. Parar e olhar em volta. Colocar a mão na consciência, tirá-la um pouco da carteira, do
telefone e do volante: estamos
enlouquecendo nossas crianças, e as estamos impedindo de entender e
saber lidar com seus tempos, seus desejos, suas qualidades e talentos. Estamos roubando o tempo precioso
que nossos filhos tanto precisam para processar a quantidade enorme de
informações e estímulos que nós e o mundo estamos lhes dando.
Calma,
gente. Muita calma. Não corramos para cima da criança com um iPad na mão a cada
vez que ela reclama ou achamos que ela está sofrendo de “tédio”. Não obriguemos
a babá a ter um repertório mágico, que nem mesmo palhaços profissionais têm,
para manter a criança entretida o tempo todo. O
“tédio” nada mais é que a oportunidade de estarmos em contato conosco, de
estimular o pensamento, a fantasia e a concentração.
E já que
resvalamos o assunto para a leitura: nossas
crianças não leem mais. Muitos livros infantis estão disponíveis
para tablets e iPads, cuja resposta é imediata ao menor estímulo e
descaracteriza a principal função do livro: parar para ler, para fazer a mente
respirar, aprender a juntar uma palavra com outra, paulatinamente formando
frases e sentenças, e, finalmente, concluir um raciocínio ou uma estória.
Cerquem suas crianças de livros
e leiam com elas, por amor. Deixem que se esparramem em almofadas e façam sua
imaginação voar. O clima da casa também agradece,
Amor e gratidão
Muito bom Lais
ResponderExcluirNa próxima aula vou te mostrar como fazer um linque direto da página, você vai gostar.
Muito bom Lais
ResponderExcluirNa próxima aula vou te mostrar como fazer um linque direto da página, você vai gostar.
ok prof
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